terça-feira, 6 de outubro de 2009

Mamíferos

A principal característica dos mamíferos é a presença de glândulas mamárias, de endotermia e de pelos. Os mamíferos são extremamente bem sucedidos na terra, distribuem-se amplamente no planeta, habitando os pólos, os, topos das montanhas, os oceanos, o céu e as cidades. Os mamíferos são endotérmicos, ou seja, o calor é produzido internamente, e não varia com as mudanças de temperatura do ambiente. As glândulas mamárias são mais desenvolvidas e funcionais nas fêmeas, produzindo o leite com o qual alimentam os filhotes recém-nascidos. Os pelos ajudam na manutenção da temperatura do corpo. Os mamíferos tem respiração pulmonar. A maioria dos mamíferos é vivípara com fecundação interna, mas os mamíferos mais primitivos ainda põem ovos (ovíparos), por exemplo, o ornitorrinco. Os mamíferos tem 3 grupos:
Os monotremados: São os mamíferos mais primitivos, são os únicos que botam ovos. Por esse motivo são classificados como ovíparos. Atualmente, as espécies desse grupo estão restritas à Nova Guiné e á Austrália. São exemplos o ornitorrinco e a équidna.
Os marsupiais: São os mamíferos ovíparos cujos embriões apresentam um curto período de gestação no útero da mãe e nascem sem estar completamente desenvolvidos. Alguns exemplos são o canguro, coala, gambás e as cuícas.
Os mamíferos placentenários: Representam 95% das espécies de mamíferos existentes. São vivíparos e seus filhotes nascem mais bem formados e desenvolvidos do que os dos marsupiais já que completam seu desenvolvimento no interior di útero materno. Alguns estão aptos a nadar ou correr logo após o nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário