skip to main |
skip to sidebar
Hoje nós lemos um texto muito legal na aula de ciências: Pombo-correio.O texto dizia que os pombos-correios não eram quaisquer aves, eles tinham um treinamento desde pequenos, para poder se locomover por mais 50 km de seu abrigo, e poder voltar. Os pombos-correios são de mesma espécie aos pombos que vemos nas ruas, mas pertencem a uma raça diferente. Seu porte é maior e possue uma carúncula mais acentuada na base do bico. Os pombos-correio foram bastante usados antigamente, nas guerras e até por hospitais, para levar amostras aos seus laboratórios. Porém alguns pombos-correio levam objetos contrabandiados, como jóias, drogas e até celulares para dentro de cadeias. Ultimamente existem competições para os pombos-correio, onde eles percorrem vários km, e, no Brasil há uma competição de pombos-correio onde eles percorrem um trajeto de Brasília até São Paulo. Esses torneios são chamados de columbofilias. O texto mais detalhado está no site: http://revistaescola.abril.com.br/
Algumas serpentes são peçonhentas, tem glândulas de peçonha. Peçonha é uma substância tóxica que pode provocar a morte de qualquer ser vivo. A peçonha age rapidamente quando inoculada em um ser vivo, sendo necessário a utilização do soro antiofídico, que neutraliza a ação da peçonha. No Instituto Butantan a peçonha é retirada de uma determinada espécie de serpente e inoculada em um cavalo. O sangue desse cavalo é coletado e o plasma é utilizado na fabricação do soro. No Brasil são notificados anulmente 20 mil acidentes, causados por serpentes peçonhentas, e o índice de mortalidade é de 0,43%. O Instituto Butantan alerta: ''Uma serpente, como qualquer outro animal, é parte do ambiente e contribui para o equilíbrio ecológico. É altamente recomendável que o animal não seja retirado do seu habitat natural, para evitar desequilíbrios no meio ambiente. Uma serpente só deverá ser trazida ao instituto Butantan caso haja risco de acidente para as pessoas que habitam ou transitam no local.''
Na aula de ciências,Estamos vendo os vertebrados,Eles estão em todos os ecossistemas,Estão para todos os lados. Eles são diversas espécies, Tem bichos de todos os tipos. São eles peixes e aves, anfíbios, répteis e mamíferos. Os peixes foram os primeiros, A no nosso planeta surgir, E até agora existem, Acho que não vão se extinguir. Os anfíbios tem vida dupla, Vivem na água e na terra,Eles são ovíparos,E a fecundação em alguns é externa. Os répteis rastejam,E tem respiração pulmonar, Eles tem ovos com casca, Para alimentos poder reservar. As aves tem penas,Que servem para voar,Mas algumas não voam,Só sabem caminhar.Por último tem os mamíferos, Com respiração tembém pulmonar, Eles produzem leite, Para os filhotes alimentar.Amanda M. Oleinik e Camila Moreira.
A principal característica dos mamíferos é a presença de glândulas mamárias, de endotermia e de pelos. Os mamíferos são extremamente bem sucedidos na terra, distribuem-se amplamente no planeta, habitando os pólos, os, topos das montanhas, os oceanos, o céu e as cidades. Os mamíferos são endotérmicos, ou seja, o calor é produzido internamente, e não varia com as mudanças de temperatura do ambiente. As glândulas mamárias são mais desenvolvidas e funcionais nas fêmeas, produzindo o leite com o qual alimentam os filhotes recém-nascidos. Os pelos ajudam na manutenção da temperatura do corpo. Os mamíferos tem respiração pulmonar. A maioria dos mamíferos é vivípara com fecundação interna, mas os mamíferos mais primitivos ainda põem ovos (ovíparos), por exemplo, o ornitorrinco. Os mamíferos tem 3 grupos:Os monotremados: São os mamíferos mais primitivos, são os únicos que botam ovos. Por esse motivo são classificados como ovíparos. Atualmente, as espécies desse grupo estão restritas à Nova Guiné e á Austrália. São exemplos o ornitorrinco e a équidna.Os marsupiais: São os mamíferos ovíparos cujos embriões apresentam um curto período de gestação no útero da mãe e nascem sem estar completamente desenvolvidos. Alguns exemplos são o canguro, coala, gambás e as cuícas.Os mamíferos placentenários: Representam 95% das espécies de mamíferos existentes. São vivíparos e seus filhotes nascem mais bem formados e desenvolvidos do que os dos marsupiais já que completam seu desenvolvimento no interior di útero materno. Alguns estão aptos a nadar ou correr logo após o nascimento.
Os peixes estão entre as classes mais antigas de vertebrados. Eles são animais aquáticos, podem ser de várias formas e tamanhos. Os peixes possuem nadadeiras, escamas com muco, brânquias, linha lateral e são pecilotérmicos. As escamas protegem o corpo, e o muco serve para deixar o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio ralativamente viscoso com a água. As brânquias, servem para a respiração. A linha lateral dos peixes é para detectar movimentos na água. Os peixes são pecilotérmicos, ou seja, a temperatura do deu corpo varia de acordo com a temperatura, nesse caso, a temperatura da água. Os peixes são divididos em 2 grupos:Osteíctes= Peixes ósseos, e com fecundação externa. Ex:lambari, carpa, cascudo, etc.Condríctes= Peixes cartilagenosos, com fecundação interna, eles não tem bexiga natatória e opérculo. Ex: tubarão, arraia (raia) e o cação.
A palavra anfíbios, quer dizer dupla(anfi) vida(bios), ou seja, eles tem vida dupla, quando são larvas vivem na água, e vivem na terra quando são adultos. Os representantes dos anfíbios são: sapos, salamandras, rãs, pererecas, cobras-cegas. As características dos anfíbios é a pele fina e úmida (para a respiração cutânea), respiração pulmonar e cutânea, respiração branquial nas larvas e nas salamandras aquáticas. Os anfíbios são ovíparos, e tem fecundação externa (algumas salamandras tem fecundação interna). Os anfíbios são divididos em 3 grupos, são eles:Anuros= Sapos, rãs, pererecas.Ápodes= Cecília ou cobra-cega.Urodelos= Salamandra.Os anfíbios são animais carnívoros, se alimentam de insetos, aranhas e minhocas, como podem se alimentar de outros anfíbios.
Os répteis foram os primeiros animais a colonizarem o meio terrestre, juntamente com as aves e os mamíferos. Os répteis sõ animais muito conhecidos, como os lagartos, lagartixas, jacarés, tartarugas, serpentes, crocodilos, etc. O que contribuiu para a ocupação dos répteis no ambiente terretre, foi o ovo com casca, que serve para proteger, e também reserva alimento e água, utilizados pelo embrião durante seu desenvolvimento. Os répteis tem a pele seca, com escamas ou placas grossas, que servem para proteger contra a desidratação. São pecilotérmicos (ectotérmicos), e tem respiração pulmonar. A maioria dos répteis são ovíparos e a fecundação é interna.
As características mais maracantes das aves são a endotermia, a presença de penas e a capacidade de voar. As aves vivem em praticamente todos os principais hábitats da Terra, existem espécies exclusivamente terrestres, que não voam, como a ema e a avestruz, outras são excelentes voadoras, como os beija-flores e os gaviões. E, ainda existem aves que podem nadar e alimentar-se no meio aquático, como os patos e os pinguins. As aves são animais endotérmicos, ou seja, produzem calor internamente, por meio da energia obtida com a digestão dos alimentos. Assim, a temperatura corporal é mantida constante, independente da temperatura do ambiente.As penas das aves são utilizadas para voar, para reduzir a perda de calor e ajudar na manutenção da temperatura corporal. A pele impermeável diminui a perda de água e permite que as aves habitem regiões secas. As aves tem bico, mas não têm dentes. No sistema digestório, as aves têm o papo, uma dilatação do esôfago, utilizada para armazenar os alimentos.